Plásticos, de materiais uteis a vilões.
Plásticos, de materiais uteis a vilões.

Plásticos, de materiais uteis a vilões.

Os plásticos (do grego plastikós que significa moldável) transformou o cotidiano das pessoas, facilitando as tarefas do dia-a-dia, entretanto os resíduos destes materiais vêm causando riscos prejudiciais à saúde dos seres humanos, dos animais e principalmente do planeta. 

Por ser um material multifuncional, resistente e de baixo custo, o plástico está presente em brinquedos, utensílios domésticos, equipamentos, roupas, transportes e na maioria das embalagens que armazenam produtos de higiene, cosméticos, produtos químicos, tintas e alimentos. 

Os materiais plásticos muitas vezes apontados como vilões do meio ambiente são materiais de excelentes qualidades técnicas e muitas aplicações, são descartados de maneira inadequadas na maioria dos casos. 

Nestas situações, devido a características químicas, necessitam de 50 a 450 anos para se degradarem no meio ambiente e não causarem poluição. Contudo, do ponto de vista mais imediato o que foi descartado no meio ambiente necessita de soluções para “deixar de poluir”. Em um horizonte de tempo para o amanhã, que os novos produtos produzidos diminuam a quantidade de matérias primas necessárias, que sejam utilizados e descartados adequadamente, ou seja a temática é conscientizar as pessoas e principalmente investir em educação.

O que nós da Haplos estamos fazendo neste momento? Utilizamos a temática dos 3 R’s: O primeiro é o Reduzir, reduzimos o consumo de material plástico ao fabricar nossas embalagens, buscando no projeto do produto minimizar as espessuras e dimensões ao mínimo necessário para que seja fabricável e atenda as normas pertinentes; o segundo é o Reutilizar, onde nossos produtos podem ser reutilizados para embalar ou outros usos diversos do uso original, devido a robustez e características dos materiais plásticos utilizados; e não menos importante é Reciclar, onde nossas embalagens podem ser melhor recicladas mecanicamente no pós-consumo devido a identificação de qual material plástico que as compõe.

Entretanto estamos planejando e estudando novas ações, abordagens, produtos para esta temática necessária: a preservação do meio ambiente.